07 de junho

VÍCIOS DE DIREÇÃO SÉRIOS QUE TODO CAMINHONEIRO DEVE EVITAR

Quem é motorista há um bom tempo costuma desenvolver hábitos que, sem perceber, se tornam vícios de direção.

Alguns são inofensivos, porém outros acarretam problemas não só para a mecânica do caminhão, mas também aumentam a probabilidade de acidentes graves acontecerem.

Felizmente, essas práticas não são tão difíceis de mudar. Basta que você preste atenção enquanto dirige e observe de que maneira conduz o veículo. Para ajudá-lo nessa missão, reunimos os principais vícios de direção que você precisa abandonar para garantir viagens tranquilas e sem empecilhos. Confira!

1. Ignorar as luzes de alerta

As luzes de alerta que acendem no painel não estão lá à toa. Elas servem para indicar a “saúde” do caminhão, ou seja, se existe um fluido ou peça exigindo troca ou atenção imediata (bateria fraca, injeção eletrônica, superaquecimento do motor etc.).

2. Andar com o tanque na reserva

Esse vício compromete o funcionamento da bomba de diesel, encurtando seu período de troca. Além disso, esse péssimo hábito pode gerar multa grave se o veículo parar no meio do trânsito por pane seca.

3. Dirigir com uma das mãos apoiada na alavanca do câmbio

Alguns caminhoneiros têm o péssimo hábito de deixar uma das mãos sobre a alavanca de câmbio. De início, essa prática parece ser inofensiva, mas existem dois problemas que podem surgir por conta desse vício.

O primeiro é a alta probabilidade de ser multado. Além disso, esse hábito causa desgaste no trambulador, componente responsável por mudar as marchas, o que dificulta a troca de velocidade e danifica as engrenagens do componente

4. Deixar o braço para fora da janela

Em dias ensolarados, é comum abaixar os vidros para amenizar o calor da cabine. Nesse caso, muitos condutores colocam o cotovelo na porta, pondo uma parte do braço para fora do veículo em movimento até sem notar. Isso é muito perigoso. E além disso, ainda pode gerar multas.

Esses são apenas alguns vícios que você deve evitar na sua direção. Certamente isso manterá seu fluxo de entregas mais seguro e sempre em dia. Assim sendo, esforce-se para evitá-los o máximo possível.


0 Comentário

Nome *

Email *

Sua mensagem *