29 de agosto

Entenda a finalidade do Dia Nacional de Combate ao Fumo

Celebrada em 29 de agosto a data tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre os perigos da utilização do tabaco.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o tabagismo é responsável por desencadear aproximadamente cinquenta problemas de saúde e é a principal causa de morte evitável do planeta, sendo tratado como um grave problema de saúde pública.

Todos os produtos derivados do tabaco, como por exemplo, o cigarro convencional, é nocivo à saúde, mas por ser um produto autorizado pela legislação a ANVISA não pode simplesmente banir a comercialização. No entanto, são desenvolvidas e divulgadas anualmente diversas medidas para informar os malefícios desses produtos à população.

Uma pesquisa sobre saúde e nutrição realizada em 1989 no Brasil divulgou que o percentual de fumantes era de 34,8%, caindo gradativamente durante os anos para 10,2% devido às campanhas de combate ao tabagismo.

Riscos do tabagismo

Devido ao uso de substâncias psicoativas, o tabagismo integra o grupo de pessoas que possuem algum tipo de transtornos mentais e comportamentais, onde ocorre muito aparecimento de doenças e mortes precoces durante todo ano.

Atualmente o tabagismo é reconhecido como uma doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental, sendo semelhante ao que ocorre com o uso excessivo de drogas e álcool. Essa dependência ocorre devido à presença de nicotina, que obrigam os fumantes a inalarem mais de quatro mil substâncias tóxicas e radioativas.

Vale ressaltar que, não são somente os fumantes ativos que sofrem com as doenças desenvolvidas, muitas pessoas que não fumam - conhecidas como fumantes passivos - que só inalam a fumaça sofrem muito mais por aumentarem as chances de desenvolver um câncer no pulmão. A OMS estima que 200 mil pessoas morram todo o ano em decorrência ao uso ou não do cigarro e segundo dados no Inca, todas as mortes registradas no país são atribuídas ao tabaco.

Dano ambiental

Você sabe quanto tempo leva para uma bituca se decompor no meio ambiente? Em média cinco anos e, além disso, causam 25% dos incêndios registrados no mundo, quando descartadas incorretamente. E os danos ambientais e riscos a saúde não param por ai, esses produtos fazem o uso de agrotóxicos, causam desmatamento, incêndios e eliminam resíduos urbanos e marinhos. Segundo uma pesquisa do Inca, as pontas de cigarro lideram as listas de itens coletados nas ruas e rodovias, correspondendo quase 50% de todo lixo coletado. Outro dano causado ao meio ambiente é a produção desse material, ou seja, a cada 300 cigarros produzidos, uma árvore é derrubada.

Dia Nacional de Combate ao Fumo

O dia nacional de combate ao fumo foi criado e instituído em 1986 pela Lei Federal nº. 7.488, exatamente para desenvolver ações com o objetivo que sensibilizam a população sobre os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabago. Contribua para essa causa e torne o mundo um ambiente melhor para todos.

0 Comentário

Nome *

Email *

Sua mensagem *