04 de agosto

7 alertas de que você precisa fazer a manutenção do caminhão

Só quem vive na estrada sabe que o caminhão é exigido ao máximo durante longos trajetos. Condições como clima adverso, estradas esburacadas e longas distâncias percorridas diariamente podem aumentar a necessidade realização de manutenção do veículo.

Quanto a isso, não tem muito o que se fazer, já que é inevitável que algumas peças apresentem falhas. Porém, você já tentou analisar quais são os componentes que mais apresentam defeitos? 

A seguir, preparamos uma lista com alertas que seu caminhão emite por conta da rotina pesada de viagens. Confira!

Falhas no conjunto de luzes e faróis

Um item que costuma falhar com frequência é o conjunto de luzes. Em geral, esse problema está diretamente vinculado à má conservação das estradas. O excesso de ondulações e fissuras fazem com que esses componentes trepidem durante o trajeto.

Dessa forma, ainda que o sistema de suspensão consiga minimizar as vibrações, mas isso nem sempre é capaz de evitar que os filamentos das lâmpadas arrebentem ou que os plugs dos faróis e lanternas se desprendam com o tempo.

Mesmo que isso seja um problema simples de ser resolvido, quando o sistema de luzes para de funcionar, os riscos de acidentes aumentam de forma considerável. Além disso, é necessário respeitar a legislação, pois uma simples lanterna apagada pode resultar em infração de trânsito e assim gerar multas ao veículo.

Presença de limagem no óleo lubrificante

Ao trocar o óleo de seu caminhão, verifique o seu aspecto - se está líquido ou pastoso - e também a sua coloração. Como diversos componentes do motor contêm ímãs, caso exista atrito irregular em algum desses itens, certamente terá resquícios metálicos no óleo, chamados de limagem. Caso você identifique que o óleo retirado contém limagem, faça uma investigação, pois a manutenção do seu caminhão será necessária.

Consumo de combustível acima da média

Conhecer o veículo é primordial. Assim, você saberá quando surgir alguma alteração no consumo de diesel. Isso pode ser causado por superaquecimento do motor. Logo, procure sua oficina de confiança para fazer uma avaliação e encontrar a raiz do problema.

Fumaça do escapamento com coloração estranha

Visualizar a coloração da fumaça enquanto dirige é um pouco complicado, por isso é recomendado parar em local apropriado (estacionamento, garagem ou posto de gasolina) e ligar o motor do caminhão e assim verificar a coloração da fumaça do escape do veículo.

Pise no acelerador até a fumaça sair do escapamento. Se a coloração for branca, não há defeito. Agora, se ela for cinza ou muito escura, existe algo de errado com a parte mecânica, podendo ser temperatura desregulada, problemas com o catalisador ou excesso de entrada de óleo no motor, por exemplo.

Pneus descalibrados ou com desgastes irregulares

É muito comum encontrar fragmentos de pneus nas margens das rodovias. Isso significa que os pneus são componentes que apresentam defeitos com uma certa frequência. Os motivos para isso são inúmeros, podendo ser calibragem errada, alta velocidade nas curvas, freadas bruscas, excesso de peso, choque com guias e buracos. 

Outro detalhe que contribui para sua deterioração é o desgaste irregular, que é causado pelo desalinhamento da direção. 

Suspensão ineficiente

Falar de manutenção sem mencionar a suspensão é praticamente impossível. A suspensão contém uma série de peças importantes, sendo que elas podem manifestar defeitos com uma certa regularidade.

Mais uma vez, as condições precárias das estradas brasileiras também desgastam esse conjunto.

Em caminhões de carga, a suspensão já é bastante exigida, e o problema aumenta com buracos e desníveis na pista, sobrecarregando todo o sistema. Situações como rachaduras em amortecedores e bolsões de ar, trincas e rompimento de feixes de molas são as maiores causas de veículos parados nas rodovias.

Perda de potência

Quando o veículo perde a potência e sofre para percorrer trajetos que antes fazia sem qualquer dificuldade, significa que algo pode estar errado. O aconselhado é não insistir em dirigir nessas condições e procurar um mecânico o quanto antes.

Há diversos motivos para esse problema, como módulo de injeção com defeito, desobstrução do filtro de ar, rachaduras na mangueira, entre outros.

Avaliar a compressão interna do motor também é necessário, pois ela é responsável pela queima do combustível junto com o ar. Vale avaliar também os anéis de pistão, já que eles desgastam com o uso constante, evitando que a compressão atinja seu nível ideal.

Freios não respondem direito

Os freios são cruciais para a segurança e dirigibilidade. Segundo as montadoras, esse sistema deve ser inspecionado a cada 5 mil km rodados e sua manutenção deve ser realizada por eixo.

Já a durabilidade das lonas de freio está associada ao trecho percorrido pelo caminhão e o volume de carga transportado. Condução imprudente e o não uso do freio motor em ladeiras e paradas também podem aumentar o desgaste desse componente

Os principais sinais de alerta desse sistema são: luzes de advertência no painel que indicam superaquecimento ou falta de ar/pressão, vibrações anormais, ruídos estranhos, presença de fumaça e distância de frenagem aumentada.

Esperamos que esse conteúdo com os alertas sobre as manutenções de seu caminhão tenha ajudado você a saber como manter seu veículo em boas condições, lhe garantindo segurança. O segredo é transformar essas dicas em hábitos, e também procurar uma oficina mecânica especializada quando algum problema for percebido.

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